Em entrevista ao canal do Youtube BTG Pactual, João Adibe e Adibe Marques (pai e filho) explicam suas estratégias de negócios e o marketing agressivo que tornou a marca de vitaminas Lavitan a primeira em vendas no Brasil: “O principal é que a Cimed é uma empresa de vendas que tem uma indústria farmacêutica. O meu negócio é vendas! Já atingimos a meta de tornar a Lavitan a vitamina número um do Brasil. A Lavitan é uma marca de R$ 500 milhões! A gente só cria um produto se tiver certeza que o negócio vai vender! No meu modelo de negócio eu tenho uma cadeia de verticalização. Eu fabrico os produtos e as embalagens, faço a propaganda, as vendas e a distribuição! Não dependo de terceiros pra chegar no ponto de venda. Eu tenho mais agilidade na venda e entrega do meu produto. Atendo todo nível de cliente. A Cimed está em 98% das farmácias brasileiras, diretamente no balcão, com uma força de vendas independente! Os meu vendedores têm portfólio de produtos exclusivos. Os meus vendedores não são tiradores (sic) de pedido. Eles são vendedores que vendem para os clientes e ensinam os clientes a vender os produtos! E aí ele faz o cara vender! Porque venda é relacionamento! Eu faço uma campanha de venda direcionada para determinado produto. Faço isso desde os meus 15 anos e falo que a Cimed é uma máquina de vendas que tem uma máquina de lançamentos! O nosso
vendedor tem repertório pra vender! Não é só encostar a barriga no balcão e esperar o pedido cair do céu! Se não tiver repertório não vende!”
“A Cimed é uma máquina de vendas!”
Na mesma entrevista, João Adibe continua: “A Cimed é uma máquina de vendas! Na verdade a gente se apresenta como uma indústria farmacêutica, só que a gente atua com linhas de consumo, que é o nosso grande diferencial! A linha de consumo é tudo o que é pra ser exposto no salão da farmácia, que são principalmente as vitaminas Lavitan”. A entrevistadora interrompe e diz: “Aliás eu tomei a sua Melatonina ontem pra dormir e estou maravilhosa!” “Não é top?!”, endossa João Adibe. “É maravilhosa!”, reforça a entrevistadora porque já embolsou o seu beó. Adibe filho diz: “O Brasil tem muito potencial. E aí em cima disso a gente define o público do nosso produto! Nós temos duas linhas de produtos, que são os genéricos e as vitaminas. Na linha de genérico dependemos muito das receitas! Os médicos geram as receitas para as farmácias. E onde entra os genéricos nesse nosso ramo de negócio? Na troca! Porque o genérico é intercambiável!” Adibe pai toma a palavra: “Por lei! Por Lei! Porém, a maioria das indústrias farmacêuticas não quer propagar os genéricos porque elas dependem da venda dos produtos de
marca da propaganda médica.” Adibe filho continua: “Queremos proporcionar saúde pra população com preço justo! Queremos quebrar o tabu de que os medicamentos de marca são melhores do que os genéricos! Estamos educando a população pra isso! Porque o genérico é igual ao medicamento de marca, porém
com um preço muito melhor!” Adibe pai reforça: “Esse é o nosso propósito! E o importante é que não discutimos qualidade! Qualidade é obrigação!” Adibe filho fala: “A questão da vitamina é educar a população pra prevenir as doenças futuras! A vitamina é um hábito de vida! Você tem que prevenir pra não remediar!” O
pai endossa a fala do filho: “A Lavitan não é um remédio! Os brasileiros têm dificuldade de entender que a vitamina não é remédio! E isso tá errado! Tem que prevenir antes! Tem que tomar a vitamina pra prevenir a doença! Então a Cimed vai com essas duas frentes! O genérico, que é a pressão de prateleira!
Que depende da troca da receita que chega no balcão da farmácia! E o consumo, que são as vitaminas! Que é uma educação! Que a gente está transformando a mentalidade da população! Depois que iniciamos este projeto, que é educar a população sobre os benefícios da vitamina! Depois que iniciamos a campanha no
programa Domingão com o Huck, a Lavitan se tornou a vitamina mais vendida do Brasil. A Lavitan hoje é a principal marca do portfólio de mais de 600 produto da Cimed. A Lavitan hoje é uma marca de R$ 500 milhões! Estamos educando a população para consumir a Lavitan! Esse é todo o movimento da Cimed agora!
Estamos educando a população para consumir a Lavitan com as campanhas no programa Domingão com o Huck!”
Vendas da Cimed triplicam em epanas três meses com a empurroterapia massiva na TV Globo
Durante a entrevista ao podcast, Adibe filho, à frente do marketing agressivo da Cimed ressalta:
“Com essa nossa cultura de vendas, nos últimos três
anos a gente triplicou a Cimed!” O pai endossa: “E por que a gente ganha o jogo? Porque a gente se prepara pra ganhar o jogo! Hoje a gente tem 99,99 de vitória é só 0,1% de derrotas! E o que é muito legal e a gente começou a trabalhar são as propagandas pra identificar o fabricante do produto. O consumidor consome mas não sabe quem é o fabricante do produto. E estamos começando a mudar isso! Em 2017 descobrimos isso! O consumidor conhecia o Cimegrip, conhecia
a Lavitan, mas não conhecia a Cimed! Então o que a gente fez? Então a gente começou a trabalhar a divulgação da marca Cimed! Que é pra fazer o consumidor identificar os produtos Cimed! A gente vai transformando a marca Cimed em
uma marca conhecida até chegar ao ponto de perguntar pro consumidor: ‘Por que você usa a Cimed?’ e ele responder: ‘Porque eu gosto!’ Queremos transformar o consumidor em um brand lover da Cimed (a entrevistadora diz: ‘Canem o brand lover da Apple, tudo que ela lança o amante da marca vai comprar!) Adibe
pai complementa: Isso! Isso! Se a Apple lançar um carro você vai querer, se a Apple lançar um desodorante você vai querer… Entendeu a Cimed? Entendeu o caminho em que a gente está indo? É uma jogada de marketing! É a primeira vez que eu falo isso em uma entrevista! Eu quero agradecer aos meus clientes
porque são eles que fazem o cara que eu sou hoje! O brasileiro tem que comprar de empresa do Brasil! E eu vou começara a puxar essa bandeira agora! A Cimed fabrica por ano 500 milhões de caixas de medicamentos! Isso significa que 12%
de todas as caixinhas de remédios consumidas no Brasil hoje sai de dentro da cimed! São 500 milhões de consumidores usando o nosso produto (sic) Eu já faço parte da vida de todos!”
“Educação” da Cimed na TV Globo para o consumo da Lavitan é lavagem cerebral e pecha da empurroterapia
Assim, bem abaixo do nariz da cega, surda e muda Anvisa, o dono e vendedor maioral da Cimed usa o massivo programa Domingão com o Huck para propagar a empurroterapia diante de milhões de brasileiros.
Com a pecha de “educar a população”, todos os domingos o apresentador Luciano Huck chama ao palco do seu programa o dono da Cimed: juntos, ao vivo, apresentam os infinitos supostos benefícios do consumo da Lavitan e o baixo preço dos genéricos da caixinha amarela “que cabem no bolso dos brasileiros.”
Todos as tardes de domingo, na telinha da Globo, com a lábia afiada de balconista de farmácia campeão em vendas de beós, Luciano Huck endossa a peso de ouro as falas de João Adibe, dono da Cimed, ao vivo no palco do programa Domingão com o Huck:
“E a qualidade é importante também, né, João?!” E o fabricante da beozada continua: “Isso! E isso é muito importante!
Principalmente porque a Cimed é uma indústria farmacêutica e por mais que ela seja uma farmacêutica, ela produz a Lavitan, que é um alimento!”
A câmara foca na marionete com o beó Lavitan na mão, que repete:
“Tomei esse Lavitan Energia hoje de manhã e fiquei elétrico!” E o apresentador gira feito barata tonta que levou chinelada diante de milhões de telespectadores.
O fantoche da Cimed olha para o patrão e arremessa a deixa, que João Adibe cabeceia. O vendedor maioral de beó aponta para o apresentador que ainda pula diante da câmara com a vitamina na mão e diz: “Isso que vocês estão vendo… Isso aí é a energia pura! É a energia física e mental da Lavitan!”
Os comédias ensaiaram direitinho e a encenação toda ficou muito bem apresentada.
Porém, só mesmo um público alienado e consumidor muito otário para acreditar em toda a palhaçada!
Luciano Huck e TV Globo faturam milhões para fazer empurroterapia massiva da Lavitan
Apenas 30 segundos de propaganda no intervalo comercial do Jornal Nacional custam incríveis R$ 700 mil. Qual o valor do beó que a o Luciano Huck, a outrora mais ética TV Globo e a Anvisa embolsaram para se dobrarem aos interesses econômicos de fabricante de beó que só visa ao lucro fácil e rápido e está cagando e andando para a saúde da população? O que a Anvisa ganha para permitir o show de horrores da empurroterapia com duração de meia hora em pleno horário nobre de domingo no programa de maior audiência da televisão brasileira?
Esse é o poder econômico (que faz a Cimed vencer a “guerra” nos balcões das farmácias que João Adibe tanto ressalta nas entrevistas aos podcasts) dos gananciosos, antiéticos, desonestos e por vezes criminosos fabricantes de beós (laboratório
que frauda genéricos e similares deve ser fechado e o dono criminoso condenado) para vencer a disputa contra os laboratórios éticos: empurrando beós nos consumidores —ao contrário de otários— ludibriados! A propaganda na TV manipula o telespectador alienado e consumista. E a ação dos laboratórios diretamente no balcão das farmácias (através da bonificação)
favorece a trocação do medicamento da receita e instiga a empurroterapia.
O show de horrores da empurroterapia no palco do Domingão com o Huck
E o show estapafúrdio acontece —sob a vista grossa da Anvisa— todos os domingos na telinha da TV Globo faz valer o velho ditado popular: todo povo tem o governante, a Anvisa, a TV, o programa, o apresentador, o fabricante de beós e o futuro candidato a presidente do Brasil que merece!
E se o dinheiro do fabricante de beós corrompe e transforma em marionete até mesmo um comunicador de massa da estirpe do apresentador Luciano Huck, então consegue vícios inimagináveis bonificando, pagando propina e manipulando simplórios balconistas e farmacêuticos dos balcões das farmácias brasileiras!
No entanto, o que a TV Globo não mostra no seu jornalismo —por questões econômicas óbvias, e só sabe quem pesquisa ou é vítima— é que a Cimed possui mais de 5.500 reclamações de consumidores no site de denúncias Reclama Aqui, a
maioria não respondidas, com queixas diversas sobre a má qualidade dos produtos da marca, entre elas a Lavitan: usuários da vitamina reclamam da ineficácia, efeitos colaterais e até falta de cápsulas nas embalagens conforme a transcrição de alguns exemplos de queixas de consumidores seguir:
“Comprei a vitamina Lavitan Melatonina porque o farmacêutico me indicou pra auxiliar no sono mas não senti efeito nenhum”.
“Tomei a Lavitan confiando na reputação do laboratório que faz propaganda no programa Domingão com o Huck mas a experiência foi profundamente decepcionante. Só foi dinheiro jogado fora!”
“Comprei a Lavitan e na embalagem dizia conter 30 cápsulas mas só tinha 20. Se enganam até na quantidade imagina na formulação do produto!”
“Comprei o complexo vitamínico Lavitan mulher A–Z, mas na primeira vez que eu tomei a cápsula ficou incomodando o estômago”.
“A Lavitan que comprei está com cheiro muito forte e está dentro da validade. Tomei só por alguns dias e também fiquei com o cheiro forte e ruim das cápsulas no meu cabelo, no corpo inteiro e com um gosto horrível na boca!”
“Ao procurar a vitamina da minha confiança o farmacêutico me vendeu a Lavitan e fiquei no prejuízo porque vieram várias cápsulas vazias!”
“Comprei a Lavitan de 60 cápsulas e no frascos só veio 17. Eu quero o meu dinheiro de volta senão eu vou entrar com processo no Procon!”
“Comprei o Lavitan com 60 cápsulas e ao abrir a embalagem, para o meu espanto, só tinha 36 unidades. Na farmácia falaram que tenho que reclamar com o laboratório mas no SAC do Cimed ninguém me atendeu.”
“Comprei a Lavitan Melatonina com 150 comprimidos e só veio 43 unidade.”
“Comprei a Lavitan e na embalagem faltava 10 comprimidos.”
“Comprei a Lavitan e na embalagem consta 60 comprimidos mas contei e só tinha 30 unidades. A Cimed é só propaganda enganosa.”
“Depois que comecei a tomar a Lavitan Mulher A-Z a minha menstruação atrasou e passei uma semana sentindo cólicas.”
“Comprei a Lavitan da Cimed e recebi um vale-familhão, quando raspei parte dos números sumiram e não me atendem no SAC”.
“Comprei o Lavitan com 60 comprimidos, porque acreditei nas propagandas mas na embalagem só tinha 23 comprimidos.”
“Comprei uma vitamina Lavitan com 60 unidades e ao abrir a embalagem só tinha 36 unidades. Reclamei no SAC e até agora nada.”
“Comprei a Lavitan Detox e o cheiro é horrível, nauseante, porém mesmo assim tomei. No mesmo dia apresentei diarreia, dor estomacal e vômito.”
“Comprei o Shake Lavitan e estava com sabor amargo e rançoso, alem do produto ter vazado na embalagem.”
“Comprei a Lavitan Melatonina e tinha uma mosca dentro do pote. Estou decepcionado com o controle de qualidade da Cimed.”
Comprei a Lavitan Mulher e o frasco de dentro da embalagem veio sem nenhum tipo de identificação. Reclamei no site da Cimed e não me responderam.”
“Compra a Lavitan Cabelos e Unhas e após a ingestão senti muita ansiedade e agitação. Reclamei e não me devolveram o dinheiro.”
“Tomei a “Lavitan Mulher” e tive muita tontura, diarreia e dor de cabeça.Parei de tomar e em três dias fiquei bom.”
“Comprei a Lavitan Ômega 3 e descobri que não tem o selo de teste para saber se é livre de metais pesados.”
“Comprei a Lavitan Mulher com 60 cápsulas e ao abrir percebi que só tinha 10 cápsulas. Reclamei no SAC e não resolveram.”
“Tomei a Lavitan 5G Mulher, mais vejo que não me fez bem, por que toda vez que tomava sentia ânsia de vômito e dor no estômago.”
“Comprei o suplemento Zinco Quelado e na embalagem anunciava 30 comprimidos, mas contei e só veio 29 comprimidos.”
“Comprei uma caixa de Lavitan Melatonina e na embalagem informava 90 comprimidos, mas contei e só tinha 28 unidades.”
“Minha esposa tomou o Lavitan Ômega 3 e passou a ter estufamento na boca do estômago e eu barriga inchada. Foi só suspender o uso que melhorou.”
“Tomamos a Lavitan Cabelos e Unhas e começou a aparecer urticárias tanto no meu corpo quanto no da minha esposa.”
“Comprei a Lavitan para ajudar no sono e após duas horas de ter tomado o suplemento e não consigo dormir mais. Nao cumpre o que promete.”
“Comprei a Lavitan Melatonina de 150 unidades e veio somente 43 comprimido, notei porque a embalagem estava quase fazia.”
“Adquiri um frasco lacrado de melatonina da Lavitan e percebi que algumas cápsulas estão dissolvendo, como se já estivessem comprometidas.”
“Comprei a Lavitan Melatonina e na caixa não veio 150 cápsulas.”
Prova de que a Cimed está ‘cagando e andando’ para as reclamações dos consumidores do beó Lavitan é que a maioria das queijas não são respondidas e quando são, dificilmente são solucionadas.
Além, prova maior do desprezo da Cimed pela consumidores —que só quer mesmo meter a mão no bolso do povo brasileiro feito de otário!— é que nenhum representante da maior fabricante de beós brasileira se deu ao trabalho de responder aos emails com solicitação de informações sobre a origem da matéria-prima utilizada na fabricação da Lavitan (obviamente comprada sem fiscalização da Anvisa na China), sobre as reclamações não solucionadas dos consumidores da Lavitan e sobre o pagamento do superbônus da Cimed às farmácias que financia a empurroterapia.