Na primeira e última operação realizada pela Anvisa (veja reportagem) desde que foi criada em 1999 para fiscalizar farmácias foram apreendidas 5 toneladas de medicamentos falsos contrabandeados do Paraguai vendidos em farmácias do sertão nordestino.
Distribuidoras de medicamentos que atuam na ilegalidade são as principais responsáveis pelo abastecimento das farmácias com remédios oriundos da criminalidade. A prática não é restrita apenas aos empreendimentos clandestinos e abrange também grandes companhias que almejam o lucro fácil atuando no ramo farmacêutico.
Distribuidora gigante com tradição em fraudes
O documentário Farmáfia: do outro lado do balcão vai mostrar que os autos do processo no Ministério Público do Paraná montado em 2010 para investigar suposta sonegação fiscal de mais de R$ 100 milhões pela maior distribuidora de medicamentos do país continha provas para condenar a empresa.
No entanto, as investigações do MP do Paraná terminaram em nada. Porém, a distribuidora que comprava Varicell falsificado para abastecer farmácias de Norte a Sul do país inocentada no Paraná foi condenada por fraudar o imposto de renda no estado de São Paulo.